Caracterização de estirpes bacterianas isoladas de nódulos de feijão-caupi cultivado em diferentes solos do Rio de Janeiro e Bahia.

Cristiane Freitas Diamantino, Norma Gouveia Rumjanek, Daniel Gomes Condé de Oliveira, Isabella Oliveira da Silva, Karine Moura de Freitas

Resumo


O feijão-caupi, Vigna unguiculata (L.) Walp., é considerado uma das principais culturas de feijão no âmbito socioeconômico brasileiro, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, nas quais a produção é baseada em técnicas tradicionais. Além disso, apresenta crescente expansão para o Centro-Oeste, onde tem sido cultivado em larga escala. É uma leguminosa que se associa com bactérias do gênero Bradyrhizobium, capazes de realizar fixação biológica de nitrogênio (FBN). Foi reportada eficiência da FBN com o uso das estirpes BR3302 (UFLA 3-84), BR3267, BR3262 e INPA 3-11B  que foram recomendadas como inoculantes de feijão-caupi pelo MAPA. O objetivo deste estudo foi investigar as estirpes microbianas, presentes em diferentes solos, que nodulam feijão-caupi (costelão). Os solos foram coletados no Rio de Janeiro, regiões da Baixada Fluminense, Médio Paraíba e Baixada Litorânea, e na Bahia, mesorregião do Vale São-Franciscano. Após 40 dias de crescimento as plantas foram coletadas, os nódulos foram removidos e armazenados em sílica gel. Os nódulos foram reidratados em água destilada, desinfestados e foi feito isolamento bacteriano. Os isolados puros obtidos foram utilizados para as análises subsequentes. Para extração de DNA utilizou-se o kit Wizard® Genomic DNA Purification, Promega. O gene 16S foi amplificado utilizando os primers 27F e 1492R e sequenciado pelo método de Sanger. As sequências obtidas foram montadas no programa BioNumerics, possibilitando a identificação dos isolados bacterianos a nível de gênero com o uso da plataforma BLAST® NCBI. Foram caracterizadas 96 estirpes bacterianas. A maior parte destas pertencente ao gênero Bradyrhizobium, Bacillus, Rhizobium e Paenibacillus. Outros gêneros apareceram com menor frequência, sendo eles: Burkholderia, Beijerinckia, Agrobacterium, Enterobacter, Labrys, Esifer, Rhodococcus, Lysinbacillus, Bravibacillus, Stenotrophomonas e Methylobacterium.


Palavras-chave


Bradyrhizobium; FBN

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.