Determinação de nitrato em extrato de solo, através do método de Espectrometria UV

Erika Caitano da Silva, Fernando Zuchello, Bruno José Rodrigues Alves, Segundo Urquiaga

Resumo


Existem várias metodologias que são utilizadas para a determinação de nitrato no extrato do solo, no entanto essas metodologias possuem algumas desvantagens para o avaliador.

Os métodos mais comuns são a destilação a vapor e a colorimetria, especialmente a que dosa o nitrito após redução do nitrato pelo cádmio. A destilação a vapor apresenta a desvantagem do tempo de análise. O método da colorimetria após redução com Cd é mais sensível, mas, o Cd pode causar problemas a saúde do operador.

A espectrometria de UV é uma alternativa que elimina esses problemas, porém sua utilização requer a eliminação de interferentes que afetam a dosagem do nitrato, o que foi objetivo deste estudo. Duas variações desse método foram testadas em solução extratora de KCl 2 M e em extratos de 3 diferentes solos, os quais foram adicionados de diferentes concentrações de nitrato (0, 0,2, 0,4, 0,6 e 0,8 mg N L-1).

Os resultados mostraram que ambas as técnicas trouxeram resultados satisfatórios, embora a que é baseada em dois comprimentos de onda (220 e 275 m) tenha sido mais eficiente na eliminação dos interferentes.


Palavras-chave


Nitrogênio mineral, Método, Solo, Ultravioleta

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.