Desenvolvimento e aplicação de metodologia para estudo da transferência de N derivado de adubos verdes para cultura de interesse econômico.

Bárbara Fernanda Silva, Igor Pereira Meireles, Thayane Aguiar de Deco, José Antonio Espindola, José Guilherme Marinho Guerra, Ednaldo da Silva Araújo

Resumo


Estudos de transferência de N derivado da adubação verde para culturas de interesse econômico contribuem para elaboração de estratégias de manejo que visam aumentar a eficiência de aproveitamento do N derivado da fixação biológica de nitrogênio. Contudo, a metodologia de diluição isotópica de 15N, com uso de fonte sintética de nitrogênio marcado, utilizada nesses estudos, pode superestimar os resultados obtidos.  Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma metodologia que substitua o N sintético por N-adubo verde com alto enriquecimento em 15N (cerca de 10%). O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira consistiu na produção de biomassa de feijão-de-porco marcado ou não com 15N. O material marcado com 3% e 10%de 15N foi produzido em condições de casa de vegetação e o material não marcado foi produzido em condições de campo. A segunda etapa consistiu no emprego de diferentes metodologias para estimativa da transferência do N derivado do feijão-de-porco para a cultura do milho híbrido (AG 1051). Nessa ocasião, a transferência do N derivado do feijão-de-porco foi avaliada por quatro tratamentos: 1)) diluição isotópica, utilizando ureia marcada com 10% de 15N e distribuída em pequenos orifícios ao lado das plantas de milho; 2) diluição isotópica, utilizando ureia marcada com 10% de 15N e distribuída a lanço no sulco na linha do milho; 3)diluição isotópica, utilizando feijão-de-porco moído e enriquecido com 10% de 15N distribuído a lanço na linha do milho;4) método direto, utilizando o feijão-de-porco marcado com 3% de 15N. Os resultados demonstraram que, a técnica de diluição isotópica, com uso de N de fonte sintética, superestima em mais de quatro vezes os resultados de transferência de N.


Palavras-chave


diluição isotópica; adubação verde; leguminosas; transferência de 15N.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.