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Diretrizes para Autores

Revista destinada a tramitação das Séries constantes na Linha Transferência de Tecnologia do Manual de Editoração da Embrapa: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Circular Técnica, Comunicado Técnico, Série Documentos.

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento: publicação escrita em linguagem técnico-científica, contendo relato de um projeto ou subprojeto de P&D concluído.

Objetivo: Divulgar resultado completo de trabalho de pesquisa e desenvolvimento.

Conteúdo: Trata de um assunto específico. Deve apresentar, com detalhe, informações correspondentes ao relato de um resultado de pesquisa científica, um método ou uma nova tecnologia (nova cultivar, técnica de manejo, maquinário, etc.) ou um resultado de pesquisa no campo socioeconômico.

Público-alvo: público de nível profissional especializado, pesquisadores, agentes de assistência técnica, professores e estudantes de nível superior.

Orientação para redação:

  • Título, grafado com as letras iniciais em maiúscula. ( deve conter, no máximo, 15 palavras)
  • Nome do(s) autor(es), seguido(s) da formação acadêmica, do grau acadêmico, da função na empresa, da localidade da instituição e do endereço eletrônico.
  • Resumo. (deve conter, no máximo, 200 palavras, incluindo-se os números, as preposições, as conjunções e os artigos)
  • termos para indexação. (três a seis palavras-chaves, não sendo orientado o uso de palavras do título. As palavras-chaves devem incluir o nome científico da espécie estudada- só o nome binário)
  • Abstract, index terms.
  • Introdução.
  • Material e Métodos
  • Resultados e Discussão.
  • Conclusões.
  • Agradecimentos.
  • Referências.

Circular Técnica: publicação que apresenta informações e recomendações técnicas  baseadas em resultados experimentais e, em alguns casos, complementadas por experiências de produtores, desde que devidamente validados, ou por outras fontes, quando se fizer necessário.  Pode dar origem ou complementar uma publicação da série Sistemas de Produção ou vice versa.

Objetivo: orientar o público específico sobre a aplicação das recomendações técnicas de caráter prático aplicáveis ao processo produtivo agropecuário, florestal e agroindustrial.
Conteúdo: assunto específico, em linguagem técnica simplificada.  O resumo do Sistema de Produção deve conter tópicos breves de todas as etapas de processo, incluindo desde a importância econômica até a  disponibilização  para a comercialização.

Público-alvo: usuários de tecnologia, técnicos, produtores.

Orientações para redação:

  • Título grafado com letras iniciais maiúsculas.
  • Nome do(s) autor(es), seguido(s) da formação acadêmica, do grau acadêmico, da função na empresa, da localidade da instituição e do endereço eletrônico.
  • O texto inicia-se na primeira página, logo abaixo do título.
  • Deve ser enriquecido com fotografias, desenhos e gráficos.
  • Não deve conter discussões científicas.
  • Não deve aoresentar  questões controversas.
  • Designar insumos e outros produtos por seus nomes técnicos, e não pelos nomes comerciais.

Comunicado Técnico: publicação orientada para divulgação detalhada de recomendações e orientações, com conteúdo validado, decorrentes de atividade de pesquisa e desenvolvimento, e que podem ser imediatamente aplicadas. Ideal para recomendação de método ou nova tecnologia (p. ex.: métodos analíticos, máquina agrícola, análises ambientais etc.) ou, ainda, um resultado no campo socioeconômico (p. ex.: análises de custos de produção, impactos etc.).

Objetivo: divulgar, rapidamente, as recomendações técnicas da Empresa.

Orientações para a redação:
  • Linguagem técnica e objetiva.
  • Título grafado com letras iniciais maiúsculas.
  • Nome do(s) autor(es), seguido(s) da formação acadêmica, do grau acadêmico, da função na empresa, da localidade da instituição e do endereço eletrônico.
  • O texto inicia-se na primeira página, logo abaixo do título.
  • Não admite tópicos como material e métodos e resultados de discussão.
  • pode apresentar citações, que deverão ser referenciadas.

Público-alvo: pessoal de nível profissional especializado, pesquisadores, agentes de assistência técnica, professores e estudantes de nível superior.

Série Documentos: publicação que relata informações variadas, que não se enquadram nas demais séries, sejam elas originadas de pesquisas ou de ações gerenciais. Pode englobar trabalhos provenientes de teses (revisões de literatura), traduções relevantes para a empresa, relatórios de projetos de pesquisa, orientações de caráter administrativo, anais de eventos, etc.

Objetivo: apresentar  para a sociedade informações variadas sobre processos de P&D, Transferência de Tecnologia e Gestão institucional.

Orientações para a redação:

  • Título grafado com letras iniciais maiúsculas.
  • Nome do(s) autor(es), seguido(s) da formação acadêmica, do grau acadêmico, da função na empresa, da localidade da instituição e do endereço eletrônico.
  • Linguagem deve ser de acordo com a natureza do conteúdo;
  • Agradecimentos (opcional)
  • Apresentação
  • Sumário
  • Introdução
  • Texto (quantidade de tópicos de acordo com o tipo de trabalho)
  • Considerações finais (opcional)
  • Referências
Público-alvo: amplo e variado, determinado conforme a natureza do documento

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

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